segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Carteira Real: Primeira Quinzena

Caros leitores,

Como eu havia externado no último post, publicarei os resultados do trading da Sfera em minha carteira real de operações a cada duas semanas. Mesmo não tendo completado os 14 dias operando o sistema, pois começamos no meio da semana anterior a atual, o fechamento e a apuração dos resultados às sextas-feiras é o ideal, visto que, de acordo com as regras do trading system, muitos fechamentos de posições ocorrerão nas sextas-feiras. 

Dessa forma, considero que essa primeira quinzena foi fundamental para que todos do nosso Grupo pudessem esclarecer suas dúvidas e ter uma tranquilidade maior na abertura de posições. 
Vários foram os emails recebidos e percebemos que, na medida em que as dúvidas foram sendo sanadas, o resultado positivo começou a aparecer.

Além dessas dúvidas em relação à metodologia de trading, foi percebido, também, um ou outro caso isolado de problemas na distribuição dos sinais de alertas. Problemas esses totalmente solucionados agora.

RESULTADOS DA QUINZENA:

IBOV em 29/12/2010 - 69.304
IBOV em 14/01/2011 - 70.940
Retabilidade do IBOV: +2,36%

Operações realizadas em carteira:

Compra de MULT3 a 33,13 e venda a 33,15
Compra de CRUZ3 a 86,56 e venda a 90,00   (obs 1)
Compra de AMBV4 a 46,73 e ainda em carteira. Agora a 47,39  (obs 2)
Total de despesas (corretagens, taxas) - R$ 178,00

Financeiro no início da quinzena: 90.000,00
Financeiro no fim da quinzena: 91.614,00
Rentabilidade da carteira: +1,77%

Agora, vamos às observações:

OBS 1 - vendi CRUZ3 a 90,00, acima do que vendeu o trading system da Sfera. Isso ocorre pois essa operação deveria ser fechada na sexta-feira, no fechamento do mercado, de acordo com a regra. Quando enviei a ordem à bovespa, a ação estava cotada a 90,00. Então consegui vender por esse valor. No finalzinho do pregão(minutos finais) a ação despencou e fechou a 89,35. Essa diferença de valor no fechamento da sexta vai ocorrer muitas vezes, umas para mais outras para menos. Irá incrementar ou reduzir a sua rentabilidade. Acredito que cada um do Grupo conseguiu um valor diferente, enfim.

OBS 2 - Consegui comprar AMBV4 a um valor menor do que o trading sugere. Essa é outra característica do sistema, que sempre irá incrementar a sua rentabilidade. Pelas regra do sistema, assim que o investidor recebe o email de alerta, ele deverá verificar a nova recomendação de compra no site. Essa recomendação de compra, normalmente, está na cotação atual do ativo. Caso o investidor, ao logar-se no site, verifique que a cotação atual do ativo está maior que a recomendação, ele não deve comprar. Deve colocar uma ordem start no preço da recomendação. Entretanto, caso a cotação esteja menor, ele deve comprar e além disso, seu lucro será ainda maior, uma grande vantagem.

Conclusões:

A carteira obteve um rendimento líquido positivo de R$ 1.614,00 em menos de quinze dias. Apesar de o rendimento do IBOV ter sido maior em termos percentuais, considero essa primeira quinzena de operações da carteira muito boa. Entretanto, sua comparação com o IBOV neste período é injusta pois:

1 - Não estávamos com posições abertas no início do ano;
2 - Só começamos a operar no dia 6 de janeiro;
3 - Nos 3 primeiros dias do ano, o IBOV teve altas repetidas, momento em que ainda estávamos fora do mercado.

Mais uma vez, não custa nada lembrar que a rentabilidade da carteira foi real, excluindo taxas, etc. Considero muito satisfatório o método que estamos utilizando, logicamente, esse período avaliado é muito curto. Talvez com 3 meses possamos dar um aval definitivo. 

Se você está interessado no sistema da Sfera e em como obter outras informações sobre o nosso Grupo, leia o primeiro post deste blog e veja como ganhar 90% de desconto na assinatura do trading system da Sfera. Acesse: http://sferastockanalysis.blogspot.com/2010/12/criacao-do-grupo-sfera-stock-analysis.html

Boa semana a todos.




4 comentários:

  1. Po cara meu rendimento ta mtoo mais negativo!

    E o mult3 que fechou semana passada com -5%??

    Vc não computa?

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcus,

    O papel MULT3 teve 2 trades fechados no período que iniciamos a assinatura. Um desses trades foi aberto antes de termos acesso ao sistema, foi aberto com uma recomendação do dia 04/01. Neste dia, ninguém do grupo tinha acesso ao sistema portanto, não operei esse trade assim como ninguém do grupo.
    O trade MULT3 operado pelos integrantes do grupo foi a recomendação de 06/01, que fechou no 0x0, praticamente.
    Nesta quinzena, consegui fazer todas as operações recomendadas pelo sistema (3 no total). E os resultados foram os que estão acima discriminados.
    Solicito que você informe quais os trades que realizou para que analisemos se as regras estão sendo executadas corretamente. Se quiser pode mandar-me um email, mas o ideal que poste aqui para que todos tenhamos essas informações. E se alguém do Grupo estiver na mesma situação, é interessante que se pronuncie também.
    Aguardo sua resposta.
    Bons trades.

    ResponderExcluir
  3. Mais umas 2-3 dicas dessa parada eu vou a falência!

    hahahaha

    Rindo pra não chorar -15% em 2 semanas....

    ResponderExcluir
  4. Anônimo,
    Muito provavelmente você não está usando o sistema corretamente, poste aqui quais foram seus trades para todos do Grupo vermos.

    ResponderExcluir