segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Dissecando o SferaStockAnalysis trading system - Parte 2/2

Antes de mais nada não poderíamos deixar de desejar aos nossos leitores um 2011 cheio de realizações positivas em todos os campos da vida. Que nesse novo ano que se inicia, os objetivos e ideais de cada um de vocês se realizem.

Em segundo lugar, trago a excelente notícia que, nesta primeira semana do ano (e de criação do blog), atingimos o número mínimo de integrantes no Grupo, o que vai permitir assinar o serviço do trading system e receber os sinais a partir da semana que vem. Caso seja seu primeiro contato com esse blog, sugiro fortemente que leia agora o nosso primeiro post e nos informe caso queira fazer parte do nosso Grupo.

Agora vamos a mais algumas informações relevantes sobre o trading system da Sfera:

Tenho recebido alguns emails muito interessados na metodologia de trading que permite essa performance diferenciada do sistema em relação ao buy and hold clássico, ou seja, comprar a ação e manter em carteira. Esses questionamentos, alguns até céticos, me incentivaram a alguns esclarecimentos em relação ao trading ativo, vamos a eles:

Primeiro: Existe a possibilidade de se ter uma rentabilidade maior que o mercado, da mesma forma que existe a possibilidade de se ter uma rentabilidade inferior a do Ibov. Tudo irá depender de metodologia de entrada/ gerenciamento de risco/ money management. 

Segundo: O sistema está com uma performance de 75% contra 16% em 12 meses. Sejamos responsáveis com esses números. Isso não significa que sempre será assim ou que sempre foi. Significa que o trading system está em um bom momento de retorno e que este deve ser aproveitado. Lembre-se que o Ibov já rendeu 70% ou mais em 12 meses, outras ações com a VALE se valorizaram ainda mais. O que realmente interessa para nós, do Grupo, é que o sistema se mantenha com a sua performance acima da do Ibovespa.

Terceiro: Sistemas automáticos, que utilizam-se de finanças computacionais e, principalmente, que funcionem, são caros. Além dos meus 12 anos de experiência no mercado acionário brasileiro, atuo há 6 anos em mercado de FOREX, mercado de divisas. Neste tipo de mercado, são comuns sistemas baseados em algoritmos computacionais para tentar obter lucro. 99% ou mais são puro lixo, que não sobrevivem ao médio prazo. Existem sistemas mais complexos, que proporcionam um razoável rendimento, mas são caríssimos.  Hoje, temos a oportunidade de assinar um bom serviço a um preço acessível e pronto para o mercado brasileiro. O nosso valor de R$48,00 é justo para aqueles com pouco capital e interessados em um desempenho diferenciado do seu portfólio.

Desempenho do sistema (estatísticas):

Abaixo estão dados de operações do sistema, a partir de outubro de 2008.

Numero de Operações Finalizadas
361
Operações com Retorno Superior a 0%
265
Operações com Retorno Inferior a 0%
96
Porporção Positivo/Total
73%

Rentabilidade Média por Operação
+1.23%
Rentabildiade Média Diária
+0.15%
Rentabilidade Média Mensalizada
+4.7%
Rentabilidade Média Anualizada
+75%

O primeiro quadro demonstra bem a proporção de trades vitoriosos em comparação aos perdedores. Já o segundo quadro mostra a boa média de rentabilidade obtida pelo sistema, assim como a rentabilidade em 12 meses. É importante lembrar que o sistema irá ser válido se obtiver uma rentabilidade superior ao Ibov no médio prazo/ longo prazo.

A partir da próxima semana iremos publicar neste blog o resultado de uma carteira REAL de ações sendo operada pelo método, inclusive com os custos de corretagem e taxas. Espera-se que a rentabilidade desta carteira fique próxima à do sistema e, logicamente, acima do Ibovespa. 

Além disso, a partir desta semana, trarei alguns artigos mais técnicos, relacionados à base teórica deste sistema de trading. Aos poucos, iremos dando forma à este blog, de maneira que  o trader do nosso Grupo encontre aqui o repositório de todas as ferramentas de que ele necessita para vencer no mercado de ações.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário