Caros leitores,
Como eu havia externado no último post, publicarei os resultados do trading da Sfera em minha carteira real de operações a cada duas semanas. Mesmo não tendo completado os 14 dias operando o sistema, pois começamos no meio da semana anterior a atual, o fechamento e a apuração dos resultados às sextas-feiras é o ideal, visto que, de acordo com as regras do trading system, muitos fechamentos de posições ocorrerão nas sextas-feiras.
Dessa forma, considero que essa primeira quinzena foi fundamental para que todos do nosso Grupo pudessem esclarecer suas dúvidas e ter uma tranquilidade maior na abertura de posições.
Vários foram os emails recebidos e percebemos que, na medida em que as dúvidas foram sendo sanadas, o resultado positivo começou a aparecer.
Além dessas dúvidas em relação à metodologia de trading, foi percebido, também, um ou outro caso isolado de problemas na distribuição dos sinais de alertas. Problemas esses totalmente solucionados agora.
RESULTADOS DA QUINZENA:
IBOV em 29/12/2010 - 69.304
IBOV em 14/01/2011 - 70.940
Retabilidade do IBOV: +2,36%
Operações realizadas em carteira:
Compra de MULT3 a 33,13 e venda a 33,15
Compra de CRUZ3 a 86,56 e venda a 90,00 (obs 1)
Compra de AMBV4 a 46,73 e ainda em carteira. Agora a 47,39 (obs 2)
Total de despesas (corretagens, taxas) - R$ 178,00
Financeiro no início da quinzena: 90.000,00
Financeiro no fim da quinzena: 91.614,00
Rentabilidade da carteira: +1,77%
Agora, vamos às observações:
OBS 1 - vendi CRUZ3 a 90,00, acima do que vendeu o trading system da Sfera. Isso ocorre pois essa operação deveria ser fechada na sexta-feira, no fechamento do mercado, de acordo com a regra. Quando enviei a ordem à bovespa, a ação estava cotada a 90,00. Então consegui vender por esse valor. No finalzinho do pregão(minutos finais) a ação despencou e fechou a 89,35. Essa diferença de valor no fechamento da sexta vai ocorrer muitas vezes, umas para mais outras para menos. Irá incrementar ou reduzir a sua rentabilidade. Acredito que cada um do Grupo conseguiu um valor diferente, enfim.
OBS 2 - Consegui comprar AMBV4 a um valor menor do que o trading sugere. Essa é outra característica do sistema, que sempre irá incrementar a sua rentabilidade. Pelas regra do sistema, assim que o investidor recebe o email de alerta, ele deverá verificar a nova recomendação de compra no site. Essa recomendação de compra, normalmente, está na cotação atual do ativo. Caso o investidor, ao logar-se no site, verifique que a cotação atual do ativo está maior que a recomendação, ele não deve comprar. Deve colocar uma ordem start no preço da recomendação. Entretanto, caso a cotação esteja menor, ele deve comprar e além disso, seu lucro será ainda maior, uma grande vantagem.
Conclusões:
A carteira obteve um rendimento líquido positivo de R$ 1.614,00 em menos de quinze dias. Apesar de o rendimento do IBOV ter sido maior em termos percentuais, considero essa primeira quinzena de operações da carteira muito boa. Entretanto, sua comparação com o IBOV neste período é injusta pois:
1 - Não estávamos com posições abertas no início do ano;
2 - Só começamos a operar no dia 6 de janeiro;
3 - Nos 3 primeiros dias do ano, o IBOV teve altas repetidas, momento em que ainda estávamos fora do mercado.
Mais uma vez, não custa nada lembrar que a rentabilidade da carteira foi real, excluindo taxas, etc. Considero muito satisfatório o método que estamos utilizando, logicamente, esse período avaliado é muito curto. Talvez com 3 meses possamos dar um aval definitivo.
Boa semana a todos.